Choveu. O que fazer em Ubatuba?

 

Nuvens formam-se nos céus do Litoral Norte paulista. Não tem jeito, a previsão do tempo confirma, vai chover! 
Aproximadamente 80 praias de costa, cachoeiras, pesque-pague, passeios de escunas, trilhas, passeio aéreo, mergulho... Tudo adiado. Sorte de quem está em Ubatuba, pois, nesta cidade, tem-se muito o que fazer em dias de chuva.

Parque Aquático

Para quem veio para o litoral em busca de refrescantes águas, o conselho é visitar o Parque Aquático Itaguá. O estabelecimento é todo coberto com duas piscinas em temperatura ambiente: uma infantil, com três escorregadores divertidos e outra adulto onde desembocam dois grandes toboáguas com 105 metros de pura emoção. O parque também conta com sauna a vapor masculina e feminina, sorveteria, vestiários e solarium. Localizado na Av. Leovigildo Dias Vieira, 1.918 (caminho do Cais), funciona das 10h às 19h.

Relíquias dos Mares

Já que não dá para mergulhar nos dias de chuva, a dica é mergulhar nas curiosas informações do Museu Relíquias dos Mares, que conta com espetacular acervo de conchas do todo o mundo, sem contar com exóticos crustáceos, um peixe que possui mais de 600 dentes, peças do naufrágio de um galeão afundado em 1860, corais, estrelas do mar, ossada de baleia, golfinho e tartaruga, exposição de bromélias da Mata Atlântica e muito mais novidades que modificam-se a cada dia. O espaço também conta com uma loja de artesanato e em breve contará com café. O Museu fica à Av. Professor Chico Santos, 326, no Itaguá. Seu horário de funcionamento é das 8h às 20h, sábado até 22h.

Projeto Tamar

No município também contamos com uma das sedes do Projeto Tartaruga Marinha (Tamar), que idealiza proteger as espécies espalhadas por diferentes partes do mundo. A base, localizada à rua Antônio Atanásio da Silva, 273, Itaguá, conta com um centro de visitantes onde estão expostos, em tanques e aquários, exemplares vivos de quatro diferentes espécies de tartarugas marinhas. Há também uma maquete representando a desova e o nascimento dos filhotes, comuns nas regiões quentes do país, silhuetas em tamanho natural das cinco espécies que ocorrem no Brasil, painéis fotográficos, museu com peças naturais, auditório para exibição de vídeos, biblioteca para consulta, loja de souvenirs e lanchonete. Toda visitação é feita com a orientação de monitores. No espaço, também pode ser visitado o Museu Caiçara, original casa de pau-a-pique, que conta com aproximadamente 200 peças usadas na rotina do homem da terra. As visitas podem ser feitas das 10h às 12h e das 14h às 19h.

Aquário

O Aquário de Ubatuba também é um atrativo educacional. São mais de 70 espécies de animais marinhos como: raias, moréias, piranhas, polvos, enfim, uma apresentação do complexo e fascinante mundo submarino. Sem contar a reprodução do habitat natural de tubarões no maior tanque existente no Brasil com 80 mil litros. A novidade para este verão é um pingüinário com um exemplar do pingüim de Magalhães. 
O Aquário localiza-se na Rua Guarani, 859, Itaguá, podendo ser visitado das 10h às 22h, durante as férias escolares. 
Juntamente com o Instituto Butantã, o Aquário de Ubatuba inaugurou a Exposição Serpentes do Brasil, expondo espécies como a cascavel, urutu, coral, entre outras. O visitante também poderá observar escorpiões, aranhas, com painéis explicativos. Ao final, poderá distinguir as serpentes peçonhentas das inofensivas. O serpentário está à Rua Guarani, 835, Itaguá, aberto para visitação das 10h às 22h.

Cultura Caiçara

Para quem aprecia a cultura caiçara, o melhor é visitar a Casa do Artesão, na rua Dom João III, 230, esquina com Jordão Homem da Costa, que reúne diversificadas obras artísticas do município.
Outra opção são as exposições na Fundart (Fundação de Arte e Cultura), também é bom passeio. As exposições são modificadas a cada 15 dias, expostas, nas férias das 8h às 22h, sem falar na arquitetura e história reavivada na estrutura do prédio. Localiza-se na Praça Anchieta, 02 (Casarão do Porto), em frente ao farol da avenida Iperoig, centro. 
A Biblioteca Municipal de Ubatuba pode ser visitada das 8h às 18h, na praça 13 de Maio. Contém diversos livros e jornais que documentam a história da cidade.

Núcleo Picinguaba

O Núcleo Picinguaba, reserva do Parque Estadual da Serra do Mar, localizado na BR-101, Km 8, região norte do município, realiza diariamente oficinas de transformação de lixo em arte, ministradas por voluntários universitários treinados. O centro de visitantes também conta com uma fixa exposição de artesanato local, amostras de vídeos da Mata Atlântica e outros assuntos. 
Bom, depois de incansáveis visitas, se a chuva ainda continuar poderão ser apreciados as galerias de artes, lojas e bons bares e restaurantes espalhados pela cidade.