Washington de Oliveira 

O “Filhinho da farmácia” 

 

Pagina inicial

arquivo pessoalUbatuba tem suas belezas naturais que a tornaram famosa no Brasil e no Exterior. Entre o maravilhoso Mara, o exuberante verde e tantos outros atrativos, não podemos deixar de destacar a figura de um homem que dedicou mais de 50 anos de sua vida aos doentes de Ubatuba.          Washington de Oliveira, 95 anos, nasceu em Ubatuba, descendente de nativos, com exceção de seu bisavó materno, o armador e navegante francês Jean Marie Giraud.
          Washington de Oliveira, ou “Seu Filhinho” como e conhecido tinha pais pobres, mas sua infância foi feliz. Em Ubatuba não havia escolas na época e seu pai um autodidata, tanto estudou sozinho que conseguiu perante o Tribunal de justiça de São Paulo, o titulo de Advogado provinciano. Filhinho freqüentou o grupo escolar de Ubatuba, onde fez o curso primário. Nesta época, quando Ubatuba era quase desabitada, o jovem seguiu para Pindamonhangaba, onde concluiu o curso secundário e se formou na escola de Farmácia, uma vez que suas condições financeiras não permitiam que fizesse o que mais queria: Estudar Medicina.
          Após varias tentativas de se adaptar em São Paulo, o jovem farmacêutico não resistiu ao charme e beleza de sua terra natal e se estabeleceu aqui, pois em Ubatuba não havia medico e as dificuldades com a saúde eram constantes. A única opção era levar os doentes em lombo de burro através de precárias picadas ate os médicos de São Luiz do Paraitinga ou Taubaté. Diante disso, filhinho montou sua pequena farmácia e começou a atender os doentes. Um dos fatos curiosos da época que filhinho revela, e que as consultas também eram feitas através de cartas enviadas aos médicos de são Luis e Taubaté. Conforme os sintomas descritos nas cartas, os médicos os médicos faziam as receitas ou enviavam os medicamentos.
          O comercio de Ubatuba há 67 anos atrás, anda engatinhava. Apesar da influencia do porto da cidade nas transações de importação e exportações do Pais, o transporte de mercadorias era feito em lombo de burros e procedentes de varias cidades do vale do Paraíba. Os empórios vendiam desde linha para costura, ate bacalhau e carne seca. Com a revolução de 1932, as tropas que ocupavam a região construíram a estrada que ligava Ubatuba a são Luiz e Taubaté. Em 1933. com a chegada do primeiro automóvel em Ubatuba, o comercio mudou completamente, consolidando cada vez mais seu desenvolvimento ate os dias de hoje.
          Washington de Oliveira e uma figura tipicamente exótica: conhece o mundo inteiro através de livros de historia de viagens: amigo do ex presidente Jânio Quadros, foi prefeito de Ubatuba por dois mandatos ( em 1936 a 1938 e em 1952, por nove meses) vereador por diversas vezes. Escritor já consagrado e de grande sucesso, todos os seus livros (Ubatuba Documentário,Ubatuba Estórias e Lendas, a Farmácia do Filhinho)retratam fatos ligados a vida social política e econômica de Ubatuba, como as peripécias de Hans Staden, as guerras indígenas, estórias e lendas sobre a região e seu folclore e situações engraçadas entre seus pacientes que enviavam bilhetes relatando suas enfermidades e solicitando medicamentos. Ubatuba e o Brasil são a continuação de sua família. O Apelo que faz ao povo de Ubatuba, e que todos que aqui vivem, amem muito esta cidade, como ele ama e façam dela um lugar onde nossa descendência possa viver dias felizes.