Praia do Grosa, rumo à liberdade!

A primeira praia do município de Ubatuba é a do Camburi, região sul, a dois quilômetros do km 1 da BR-101, divisa Rio de Janeiro/São Paulo, reserva uma beleza inigualável! Além de muitas opções de passeios, como, por exemplo: os Sete Poços de Jambeiro, onde moram os descendentes quilombolas; as duas cachoeiras que têm quedas diretamente no mar, uma é a “verdadeira” cachoeira da escada e a outra é a do Alto, (estes dois passeios são possíveis através de um guia local marítimo, que também lhe contará as boas histórias que estendem-se a cada “nós” avançado); a própria praia do Camburi, sua gente e também a pequena praia do Grosa. 
Do lado direito da praia do Camburi, após o rio, inicia-se a pequenina trilha de quatro metros, que dá no saco que forma a pequena praia do Grosa, uma vista deslumbrante! Com um ar levemente rebelde, a praia de maré (para visitá-la é necessário que a maré esteja baixa) é povoada em toda sua extensão por pedras de todos os tamanhos, cores e formas... Cada uma tem uma dimensão e contornos irregulares dando asas a nossa imaginação, como uma grande exposição artística, só que com um toque cem por cento mágico e um tanto divino! As marés embalam-se e um movimento incessante de ir e vir fortemente contra as pedras como se as estivessem esculpindo, por isso o nome grosa (lima grossa que serve para polir madeira ou ferro). Na praia, ao lado direito, podemos encontrar areia monazítica (areia medicinal, normal em lugares que disseminam rochas eruptivas ou como produto de desagregação, misturando-se nas areias). A praia também é muito procurada por pescadores locais, que encontram no lugar o sossego necessário para relaxar e refletir... Quanto à vista... nos transmite uma sensação de segurança e liberdade. 
Os mais antigos contam a lenda de que um negro morreu no local e que seu corpo virou plâncton, por isso, quando a noite cai e as águas tocam as pedras, tornam-se instantaneamente fosforescentes. “Um espetáculo à parte!”
O lado direito está totalmente protegido por colinas delicadamente delineadas; em frente, a vista é para a praia Brava do Camburi e sutilmente, do lado esquerdo, há sugestão de uma vista incrível para o infinito do gigante oceano azul, insinuando que a liberdade só depende de nós mesmos; provavelmente, por isso o mar mostra-se levemente rebelde. Acredito que ele queira dizer: Construímos todo este porto “aparentemente” seguro para você, porém com pedras irregulares, obstáculos os quais só depende de você avançá-los. Caso esta seja sua opção, logo à frente, do lado direito, temos a cura (as areias monazíticas). Caso insista em descobrir, terá vista completa do oceano e se ousar um pouco mais poderá conquistá-lo também, em busca de outros lugares... mas com a certeza de que este (a praia do Grosa) estará sempre lá e que você poderá retornar quando quiser... a qualquer hora, tempo ou espaço, pois assim que conhecê-la ela já fará parte de sua história e isto nem a eternidade tem o poder de tirar de você!