Praia do Pulso, mais uma parte do paraíso

A região sul de Ubatuba nos surpreende com suas particularidades. A dois quilômetros e meio da Rodovia SP-55, bairro da Maranduba, sentido praia de Caçandoca, abriga-se a recatada praia do Pulso.
Águas cristalinas formam uma piscina natural de águas salgadas, deslumbrando os segredos marinhos. Observar anêmonas entranhadas nas costeiras, formas geométricas de diferentes espécies de estrelas do mar e algas marinhas, que são de grande importância para estudos científicos, usadas em cosméticos como cremes e shampoo, e, até mesmo, na culinária japonesa e que fazem parte do espetáculo transparente da costa que circunda a praia do Pulso.
Geograficamente protegida e limpa, ela faz parte do desenvolvimento do projeto de maricultores de Ubatuba, ou seja, criadores artificiais de mexilhões ou mariscos. pulso5.JPG (13246 bytes)
O tempo passou e formas diferentes se agregaram à Mata Atlântica. Como quem não queria nada, loteamentos foram surgindo aos poucos. Mansões desnudam grandes obras arquitetônicas que fundem-se a grandes obras divinas, como o pé de guapuruvu.
A praia, que já foi visitada por Ayrton Senna, Gretchen e Chitãozinho e Xororó, hoje é um valorizado condomínio fechado, que resguarda as belezas da paradisíaca praia do Pulso.
Os resquícios da história estão armazenados na memória da única família caiçara que ainda reside por lá. Sr. Bernadino Cesário dos Santos e Dona Maria Gabriel do Prado são a herança de descendentes de escravos e lutam junto ao movimento quilombola pela legalização das terras de Caçandoca. Dizem que antigamente a Praia do Pulso também fazia parte dessas terras.
Dona Maria também é técnica de futebol dos times de Caçandoca das categorias Dente de Leite, futebol feminino e masculino. A juventude não está presente em seu corpo mas, sim, em sua alma. Ir ao Pulso e não bater um papo com esta guerreira é fazer um passeio pela metade, pois com seu conhecimento a paisagem fica ainda mais encantadora. 
pulso1.JPG (27590 bytes) A vista revela toda a enseada do Mar Virado. Ao lado esquerdo, a poucos metros, está a Ilha da Maranduba, que vale a pena alugar uma canoa para conhecê-la de perto. Em frente, está a praia Grande do Bonete, onde os antigos escravos se comunicavam por fumaça com os escravos de Caçandoca. À esquerda, está a rota de navios, onde no passado desfilavam antigos corsários...
Visitar a praia do Pulso é sentir-se no paraíso com a possibilidade de deixar que a sua imaginação o leve para o túnel do tempo.
Obs.: O condomínio da praia do Pulso tem por norma não permitir a entrada de veículos que deverão estacionar a um quilômetro da praia deixando-os na portaria.            

           pulso3.JPG (12814 bytes)

            Vista da praia inteira olhando do canto esquerdo